sexta-feira, 25 de março de 2011

VILFREDO PARETO

Vilfredo Pareto (Paris, 15 de Julho de 1848 - Céligny, 19 de Agosto de 1923) foi um político, um sociólogo e um economista italiano, que em 1897 executou um estudo sobre a distribuição de renda. Através deste estudo, percebeu-se que a distribuição de riqueza não se dava de maneira uniforme, havendo grande concentração de riqueza (80%) nas mãos de uma pequena parcela da população (20%).
Pareto introduziu o conceito de ótimo de Pareto e ajudou o desenvolvimento da macroeconomia com a idéia de curva de indiferença.
A partir de então, tal princípio de análise, conhecida com Lei de Pareto, tem sido estendido a outras áreas e atividades tais como a educação e pesquisa, a industrial e a comercial, sendo mais amplamente aplicado a partir da segunda metade do século XX.


A técnica do 80/20 responde bem a adoção de ações a serem tomadas, sendo que ao alcançarmos o vinte porcentos, definimos que agir nos itens que estejam contidos nesse percentual, estaremos resolvendo a maioria dos problemas, pois são eles os principais influenciadores de todo o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário